Como ensinar crianças a pouparem dinheiro?




A cada dia que passa, o ser humano se torna mais consumista, diante disto é necessário que desde criança, saibamos a dar valor ao que temos e a ter limites dos gastos.
Ensine a criança usar o dinheiro, a administrar os consumos e principalmente a saber o valor das coisas. Claro que não é somente a criança saber o preço de cada brinquedo ou de cada roupa, também deve aprender que pagamos água, energia, telefone, tv a cabo, supermercado, etc.
Sabemos que tudo nesta vida tem um preço, e para muitas crianças tudo parece cair do céu. Muitas pedem de presentes de aniversário ou natal os brinquedos que vêem na TV, mas não tem noção que quanto custa.
É importante, desde de pequenos instruirmos as crianças a aprenderem a ter o domínio, e não gastar mal o seu dinheiro As crianças podem e devem aprender como contribuir para conter os gastos desde muito pequenos.
Podemos ensinar as crianças a usarem o dinheiro e os gastos através de jogos como o “Banco Imobiliário” por exemplo. Também explicar se há necessidade de ter o que o filho quer e o gasto que desembolsará;
Mostre que tudo requer esforço, por exemplo, arrumar a cama, guardar os brinquedos, fazer a lição da escola entre outros,  é obrigação da criança. Mas se fizer alguma tarefa diferente do normal, como por exemplo colocar o lixo na lixeira, ajudar a guardar as compras no armário, seria muito legal oferecer uma pequena quantidade de dinheiro por cada serviço, pois com isto estimulará a fazer sempre e ter retorno desta tarefa executada. Também vale o inverso, se a criança não se comportar ou deixar de cumprir alguma de suas obrigações, é descontado um valor de sua mesada e a idéia é encarar como um aprendizado e não punição.
Em 2013 no G1.Globo.com foi publicado uma matéria muito legal de um pai que criou uma planilha para descontar valores da mesada quando seus filhos não cumpriam regras. Vale a pena conferir a matéria!  Clique aqui 
Ensine a criança a economizar, criando metas. Um cofrinho é essencial para que ele possa poupar e comprar algo que queira muito. Evite gastar com coisas desnecessárias, o melhor ensino vem sempre do exemplo dos pais.
Elogie sempre a criança quando ela conseguir poupar ou economizar, com isto ela aprenderá a dar valor ao que se tem!

Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram