Pai: Como você quer ser visto pelo seu filho? Paternidade X Paternagem



Existe uma grande diferença entre paternidade e paternagem, vamos aqui esclarecer este tema:

Paternidade nada mais é do que a qualidade ou condição de pai, ou seja, ter vinculo sanguíneo que liga pai e filho(s).

Paternagem é o amor incondicional, podendo acontecer com qualquer pessoa e nasce com o envolvimento e a busca por ser um pai participativo. É ser um homem que se tornou fundamental para alguém. É exercer uma paternidade ativa!

Hoje, comemoramos o Dia dos Pais e com certeza veremos nas redes sociais várias mensagens e fotos lindas. É muito importante e necessário expressarmos nosso amor aos nossos pais e filhos. Desejo de coração que os atos de homenagem à família cresça a cada dia, mas será que você merece essa homenagem?

Meu objetivo aqui, é refletirmos juntos e analisarmos nossa vida para que possamos constatar qual nível de relacionamento existe atualmente em nossa casa.

Sei que a vida é corrida, muitos de nós trabalhamos o dia todo e chegamos em casa cansados e blablabla... Mas a partir do momento que existe um filho que depende de nós, temos que reprogramar nossa vida e dedicar tempo de qualidade, para que a criança tenha um crescimento com amor e dedicação.

Pai aprende a atuar no dia-a-dia, pela vivência e pelo contato com seu filho. Se você dedicar tempo para seu filho, você aprenderá naturalmente a reconhecer as necessidades dele e serão cada vez mais próximos.

Será com seus exemplos que o caráter de seu filho se formará. Portanto, se você ainda não é um pai participativo, te encorajo a rever seus conceitos! Ser pai não é ajudar e sim cuidar do filho! Sim, aquele que divide com a mãe as responsabilidades, que dedica tempo para brincar, educar e cuidar do filho.

Agindo desta maneira, você se tornará fundamental para seu filho e não apenas o pai biológico. Não seja apenas pai, vá além disso e seja um pai presente!

Use as qualidades do seu próprio pai, de parentes ou até mesmo de alguns amigos para se espelhar e criar sua identidade paterna.

Vejo que hoje sobra paternidade e falta partenagem! Quero ser lembrado pelo meu filho, como o pai que cuidou e não apenas o que ajudou a mãe dele. Plante amor e colherá amor! Seja o melhor amigo de seu filho!

Parabenizo os pais que já exercem a paternagem e também os pais que entenderam a necessidade de reverem seus conceitos e dedicarem mais tempo de qualidade ao lado de seus filhos.

``O caráter pode se manifestar nos grandes momentos, mas ele é formado nos pequenos, um Pai constrói homens.`` fonte: Mensagens com amor


Marcelo

2 comentários:

  1. Ótimo texto, que o mundo tenha mais país presentes! Parabéns.

    ResponderExcluir

Instagram