VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL


 Vamos aproveitar o sábado e fazer um passeio
em família e garantir a saúde do seu filho?

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira 11/08, a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa neste sábado (15) e vai até o dia 31. Até o fim de agosto, a meta é imunizar 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. 

O Ministério  da Saúde deve distribuir 16 milhões de doses da vacina, aplicada com gotinhas na boca das crianças. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Postos de vacinação fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses. A vacina em gotinhas não vale para as duas primeiras doses, aplicadas aos 2 e 4 meses de vida. Nestes casos, é usada a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), que é injetável. Ela não integra o foco da campanha, mas pode ser aplicada durante esse período. 

Além das vacinas injetáveis aos 2 e 4 meses de idade, as doses orais devem ser administradas aos 6 meses, 15 meses e 4 anos de vida da criança. Essas etapas entram na "vacinação de rotina", que não depende das campanhas anuais e deve ser feita normalmente nos postos e centros de saúde.

A campanha de conscientização começou a ser divulgada no domingo (9), com o lema “você é o protetor do seu filho”. O clássico personagem Zé Gotinha estrela o material de divulgação, direcionado aos pais e às crianças na faixa etária da vacina.
   
Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/


Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram