Dia das Crianças: Dê de presente sua presença!



O Dia das Crianças fica atrás somente do Natal e do Dia das Mães, em relação a importância para o comércio no Brasil e o momento econômico não é favorável para o consumo. Logo, muitas promoções estão aparecendo para nos deixar tentados a comprar e a atenção deve ser redobrada, para evitarmos gastar mais do que podemos.

A criança não consegue postergar desejos, tudo o que vê quer comprar e não estabelece relação entre dinheiro e compra de bens, por este motivo, evite ao máximo levá-los junto para as compras. Já as crianças maiores são capazes de compreender o que ocorre e lidam melhor com esta situação. Nessa idade já é possível estabelecer relações entre dinheiro ou a falta dele, o trabalho, as despesas e as aquisições e uma conversa mais franca já deve ser pensada. 

Diálogo é fundamental! É importante que os pais expliquem a importância de respeitar os próprios limites. À medida que a criança possui intimidade com ‘dinheiro’ fica mais fácil manter controle sobre expectativas. Os pais têm papel fundamental nisso e não precisam ter medo de dizer o temido ‘não’. Os pais jamais devem se sentir culpados por zelar pela própria saúde financeira e é essa preocupação com o bem estar familiar que deve prevalecer no momento em que os filhos confrontarem a decisão de não comprar um presente.

Uma das opções para este ano, é aproveitar os famosos ``Desapegos´´, onde  muitas pessoas vendem brinquedos de segunda mão em excelente estado, com preços muito convidativos. Outra opção é uma lembrancinha simbólica, nada muito caro. Mas melhor do que qualquer brinquedo, é sua presença! Que tal você dar de presente a sua presença para seu filho? Tenho certeza que seu filho vai adorar esse presente!

Muitos pais esquecem de ser presente na vida de seus filhos e acham que dando presentes estão compensando esta ausência. Acho válido as crianças ganharem um presente, independente de seu valor, até porque seus amiguinhos e parentes provavelmente vão ganhar e seu filho pode ver e ficar triste que não ganhou. Sabemos que muitos pais não têm condições e se for o seu caso, não se culpe por isso, mas  se você tem intenção em comprar algo, não precisa ser um presente caro, o que importa é seu coração!

O tempo passa rápido demais, então neste dia das crianças curta cada momento com seu filho! Dê de presente sua presença!

Marcelo

2 comentários:

  1. Parabéns pela belíssima colocação, Marcelo! Por aqui dia das crianças vem pouco antes do aniversário, então não faz sentido tantos presentes. O presente será um picnic especial....

    ResponderExcluir

Instagram