NORMAL É SER DIFERENTE! MATEUS, UM PRESENTE DE DEUS!



Mateus, Um presente de Deus

Má formação genética. E agora?! O médico nos informou que nosso bebe tinha a máxima probabilidade de ter essa má formação genética, e que isso quer dizer que ele poderia ter qualquer uma das mais de 1.000 (mil) síndromes conhecidas. Mais do que isso, poderia não perdurar, poderia sobreviver poucas horas após o nascimento, poderia nascer natimorto, poderia ainda transformar a gestação em uma gestação de risco para a Mamãe. 

O melhor a fazer era um exame intra uterino para coleta de material a ser enviado para analise em Belo Horizonte e assim descobrirmos qual síndrome o Mateusinho teria, e quais as consequências a partir daí. Só uma coisa conseguimos pensar naquele momento, era nosso bebe, e de um jeito ou de outro nós íamos aguardar sua chegada, já era amado demais pra ser considerado uma síndrome, pra nós era o Mateus!!

Exame realizado, agora era só esperar o resultado, 3 dias uteis para descobrirmos o que nosso bebe tinha de diferente. Opa, 3 dias uteis?! Mas essa semana é Carnaval, o laboratório fecha, vocês vão ter que esperar 10 dias!!! De repente tudo aquilo que parecia maravilhoso se transformou num sofrimento e numa angustia sem fim. Nós realmente estávamos completamente perdidos, afinal não sabíamos nem o que pesquisar.

Esses com certeza foram os dias mais difíceis. Eu como pai desabei. Foram três dias interruptos de muito choro e tristeza. Talvez por não ter o controle da situação, talvez por medo do desconhecido, talvez por não se sentir merecedor de tamanha provação, talvez por não querer que meu filho fosse uma síndrome. Por incrível que pareça, minha esposa sempre mais delicada e emotiva, foi bem mais tranquila e confiante que o papai aqui. 

Resolvemos comunicar logo a todos os mais próximos, e isso foi muito bom pra gente, recebemos o apoio e carinho que foram fundamentais. Mas quem poderia nos ajudar nesses dias?! Eu não tive dúvidas, o Google!!! Péssima decisão, a cada pesquisa a confusão mental aumentava. Eram textos, relatos e fotos dos mais variados tipos de síndrome, e todos eles resumiam aqueles bebes a um problema genético, era como se não existisse o ser humano. 

Não tinha muito o que fazer, muita oração e fé para que nós pudéssemos suportar qualquer que fosse o diagnostico do nosso Mateusinho. Ah, fomos pesquisar o significado do nome Mateus, e aí veio a surpresa: Presente de Deus!


José Landim Macedo Ferraz
Diretor da Associação Down Fortaleza
Instagram: @mateusehdemais
Facebook: mateusehdemais


Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram