Porque meu filho tem aftas e úlceras na boca?





Porque meu filho tem aftas e úlceras na boca?

As aftas ou úlceras são dolorosas e fazem com que a criança tenha dificuldade até em comer. Elas regridem em poucos dias e não deixam sequelas.
Vamos contar a vocês porque as aftas aparecem na boca das crianças e o que podemos fazer para aplacar os sintomas.

Causas Infecciosas:
Algumas úlceras bucais podem ocorrer devido ao primeiro contato com o Vírus da Herpes Simples. Fungos e Bactérias também podem causar úlceras.

Causas Imunológicas:
Como forma secundária a algumas doenças, úlceras podem ocorrer na boca da criança. Neste caso, o mais importante é detectar a doença que está provocando o aparecimento das úlceras e buscar um tratamento adequado. 

A mais comum: Trauma
Ao morder, queimar e até ao bater com a escova de dente. Essas são causas muito comuns no aparecimento de aftas.

Tratamento
De acordo com a causa de cada afta, um tratamento pode ser administrado; seja para aliviar os sintomas ou mesmo, tratando a causa. No caso de aftas e úlceras por traumatismo, elas irão desaparecer em alguns dias, porém pode-se utilizar de analgésicos tópicos, cremes à base de corticoides, soluções anti-inflamatórias e cicatrizantes. Essas podem ser indicadas pelo médico ou dentista de seus filhos.

No caso de aftas e úlceras por causas infecciosas e imunológicas, o tratamento será indicado pelo pediatra e podendo haver indicação para tratamento bucal com o odontopediatra multidisciplinarmente.

De forma geral, quando a criança apresentar aftas e úlceras bucais, evitar alimentos cítricos, duros muito salgados e muito quentes são essenciais para evitar maiores incômodos. Alimentos macios e frios caem muito bem nessas horas!

Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram